sábado, 21 de novembro de 2009

Nova geração.



Esses dias, indo para o trabalho como de costume, reparei na enorme quantidade de crianças brasileiras que estudam em escolas japonesas.
Notei também o enorme contraste que aquele rostinho mais moreninho, com grandes olhos, seguido de um capacete amarelo, causa em meio à todas as crianças da escola. Isso chamou minha atenção para um fato que eu costumo afirmar todas as vezes que me encontro em rodas de bate-papo com os amigos: ¨A nova geração¨ dos brasileiros no Japão.
Acompanhem meu raciocínio: há 20 anos as coisas eram bem diferentes, certo? E como eu descrevi na postagem anterior, ainda existem muitos brasileiros vivendo naquela época. Não sabem falar, ler, e preferem viver no caminho entre casa e fábrica, todos os dias. No máximo ir ao departamento mais próximo.
Por outro lado, existem as famílias que se adaptaram muito bem ao Japão. Preferem que seus filhos aprendam a ler e escrever, uma vez que essas famílias, não tem previsão de retorno ao Brasil.
Essas crianças de hoje, tem uma enorme oportunidade de não depender da produção das fábricas, de não precisarem fazer hora extra até tarde da noite. Mas é claro que esse futuro, só vai depender dos pais, uma vez que eles se decidirem por ficar ou não, e reconhecerem a importância de se terminar os estudos.
Essas crianças no futuro, poderão estar integrando equipes de grandes empresas japonesas, ou até mesmo, se formando profissionalmente em algo que realmente gostam, e possam exercer essa função com o devido reconhecimento.
Já vemos cada vez mais, brasileiros trabalhando nas grandes companhias telefônicas, dentistas e hospitais, e eu acredito que em um futuro próximo, o brasileiro vai realmente se enraizar aqui, e seus filhos seguirão em frente como pessoas multi-culturais, formando uma nova geração que terá mais importância para a sociedade e para economia deste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário