sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Minha primeira postagem sobre a situação atual do brasileiro no Japão.


Boa noite,

Gostaria de começar escrevendo sobre a atual situação dos brasileiros no Japão e o maravilhoso trabalho realizado pelo Mestre Tetsuyoshi Kodama.
Este ano de 2009, nós brasileiros aqui no Japão, passamos por muitas dificuldades devido a falta de emprego no mercado de trabalho. Como a maioria dos brasileiros não falam a língua japonesa, fica ainda mais difícil encontrar uma boa oportunidade para se segurar durante essa fase tão turbulenta.
Eu mesmo, no início deste ano, me vi diante de um grande abismo, e para sobreviver a essa situação, me submeti a trabalhar nas ruas, em serviço extremamente braçal, ao relento e por um salário tão baixo, que não consegui ter dinheiro para pagar minhas despesas básicas. Fui empregado, ¨Graças a Deus¨, no setor de DEMOLIÇÃO! Casas velhas de madeira, galpões de concreto, estradas, tudo que já estivesse ultrapassado e condenado pela prefeitura. Nós destruíamos e limpávamos a sujeira!
Foi muito difícil aceitar o último trabalho, onde juntamente com outros amigos brasileiros e japoneses, fomos submetidos a limpar um pequeno córrego de água, que no Brasil chamamos de ¨vala¨ . Em pleno inverno japonês, com roupas de borracha, que por mais engraçado que pareça, possuíam muito furos. Nós entravamos na vala para juntar o lodo acumulado no fundo e depois retirar do fundo da água com pás e baldes todo aquele material, pesado, sujo, molhado.....nunca senti tanto frio na minha vida!
Durante esses dias em que trabalhei neste serviço, aprendi muito sobre aproveitar as boas oportunidades, sobre a importância dos estudos e da educação. Aprendi também a organizar melhor meus objetivos para que eu não precisasse mais voltar para dentro daquele rio. Embora eu tenha completado meus estudos, a situação que o país se encontrava, não me permitiu escolher algo melhor, ou sentir vaidade e não aceitar aquele tipo de serviço.
A unica coisa que vinha a minha mente é que eu devia ¨segurar a barra¨, enquanto nossos líderes procuravam uma solução para os nossos problemas.

Agora, encontramos o Japão na seguinte situação: muitos brasileiros retornaram ao Brasil. Alguns por conta própria, outros com subsídio do governo e ainda aqueles que fizeram dessa crise um bom momento para retornar definitivamente ao Brasil. A maioria pretende retornar ao Japão e levar em frente seus velhos planos para realizarem futuros sonhos.
Com toda essa confusão, muitas escolas brasileiras, que no Japão funcionam como empresas, faliram e fecharam as portas, conclusão: as crianças, no melhor dos casos, passaram a estudar na escola japonesa, e no pior deles, ficaram em casa junto com os pais desempregados. Eu me pergunto todos os dias...qual a ordem certa das coisas? As crianças que foram para escola japonesa, estão passando por um tremendo aperto diante do choque cultural de se mudar de escola, com um pensamento, filosofia e didática totalmente diferente do até então conhecido por elas. As crianças acabam perdendo sua identidade cultural e com os anos de estudo, perdem cada vez mais a proximidade com os pais, devido ao fato de os mesmos não falarem a língua japonesa e não pensarem como um japonês. Ainda mais alarmante é o problema das crianças que ficam em casa com os pais, devido a dificuldades financeiras. Alguns realmente por necessidade, outros por opção.....saí mais em conta. São todos esses problemas, juntos aos demais que levam os jovens a se divertirem nas ruas e no pior dos casos, causarem transtorno, onde alguns terminam chamando pelos pais, atrás das grades.
Aqui entra o Sr. Tetsuyoshi Kodama, o Mestre, faixa-preta de karatê - 4 dan, tradutor da polícia de Hamamatsu e atualmente vice-residente da Aliança de Intercâmbio Brasil-Japão. Mestre Kodama sai as ruas em busca de jovens que estão se divertindo pelas madrugadas badaladas da cidade de Hamamatsu. Mestre Kodama, conversa com eles sobre seus problemas e sobre as dificuldades encontradas pelos jovens, tais como adaptação na sociedade japonesa, identidade, preconceito, solidão e falta de estrutura familiar. Mestre Kodama se comove com esses jovens e resolve ajudar, criando projetos que visam melhorar a educação da criança brasileira no Japão. Projetos esses, que contam com a ajuda de gente muito importante em nosso meio social, como o recente eleito Governador de Shizuoka, Sr. Heita Kawakatsu. Mestre Kodama, planeja abrir uma escola para estrangeiros, uma escola onde as crianças recém chegadas do Brasil possam estudar pelo período de seis meses, a cultura e a língua japonesa, sem nenhum custo adicional, com transporte e refeições diárias. Tempo suficiente para que os pais possam se organizar na busca do novo emprego, na regularização dos documentos e a partir de então, decidir se o filho seguirá para uma escola japonesa ou brasileira. Esse objetivo que ao meu ponto de vista é grandioso, beneficiará muitas pessoas, não só crianças brasileiras, mas de todas as nacionalidades.
Vamos então, SALVAR,  Mestre Kodama, para que ele tenha apoio de todos os deuses! Vamos nos ligar nos acontecimentos da sociedade e da nossa comunidade, afinal estamos na era da informação!
Segure a barra Mestre Kodama!

Salve,

Contramestre Japão.

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